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cafeterias, panificadoras e delicatessens

Houve um tempo em que ações de marketing pareciam ser possíveis exclusivamente para grandes empresas, com um valor de investimento considerável. Mas hoje em dia o cenário é outro: com a chegada do marketing digital, é possível perceber que para ter uma boa estratégia, não é necessária uma verba alta. O essencial é ter criatividade e conhecimento de mercado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de marketing para cafeterias e panificadoras que realmente podem fazer a diferença no seu negócio! Quer saber mais? Continue lendo.

1. Comece o marketing no seu ponto de venda

O ponto de venda é fundamental para esse tipo de mercado, pois ele é responsável por promover uma experiência muito especial para o público. Quando pensamos no consumo de produtos no local, essa perspectiva abre várias possibilidades de investimento que otimizarão a experiência do consumidor no estabelecimento:

Investimento na fachada da loja

A fachada da loja é o primeiro contato da sua empresa com um público de possíveis clientes. Por isso, é fundamental que as fachadas e vitrines estejam bem elaboradas, sendo capazes de passar a identidade da sua empresa de forma simples, rápida e fácil.

O interior é fundamental

Para levar o cliente ao sentimento de confiança e diferenciação, é preciso investir no interior da loja. Uma decoração bem pensada para despertar bons sentimentos é fundamental.

Outro ponto é estruturar bem a disposição de itens e cadeiras. O ideal é encontrar um formato de loja em que o cliente possa se locomover tranquilamente e de forma confortável.

2. Crie de programas de fidelidade

Criar programas de fidelidade, eles também ajudam a aumentar as vendas. Em alguns tipos de mercado, é comum que os clientes tenham mais dificuldade para se manterem fiéis, por isso, é preciso que você esteja preparado para não correr o risco de perder clientes pela falta de pequenas ações.

Dar descontos e fazer promoções diferenciadas é uma boa ideia para manter seus clientes próximos. Além disso, os cartões fidelidade também são uma boa opção, estimulando o consumo frequente em troca de benefícios.

Uso de um CRM

Para melhorar o planejamento dos programas de fidelidade, o uso de um software de CRM é bem interessante. Isso porque caso o seu negócio permita o cadastro de e-mails, ter esses contatos pode ser a chave para transformar seu empreendimento, já que você estreitará os laços com os clientes por meio da internet.

3. Invista em promoções e degustações

Ter possibilidade de degustações periódicas de novos produtos também é uma boa ideia para panificadoras e cafés, pois esse tipo de ação estimula a entrada de novos possíveis clientes.

Por meio da degustação, eles terão acesso a toda a experiência oferecida pelo seu negócio, do ambiente aos produtos vendidos, o que refletirá no aumento das vendas.

Essas ações também ajudam a aumentar a relevância da sua empresa no mercado, permitindo que o seu nome chegue a um número maior de pessoas e que sua marca ganhe visibilidade.

4. Dê aos clientes um atendimento personalizado

O atendimento é um dos pontos mais notáveis das empresas, principalmente em empreendimentos que proporcionam uma experiência no local. Por isso, quanto mais bem estruturada e treinada for sua equipe de vendas e atendimento, melhor será a imagem da sua cafeteria ou panificadora no mercado.

O ideal é criar uma identidade para a sua empresa, que reflita a forma como você quer que seus clientes vejam seu negócio. Além disso, é importante criar um treinamento para sua equipe, apresentando os valores da empresa e padronizando o dia a dia do atendimento.

5. Aposte em uma identidade visual bem elaborada

Ter uma identidade visual bem elaborada é fundamental para que sua marca seja lembrada no mercado. A identidade visual deve transmitir todos os valores do seu negócio: o que você comercializa, quais são os seus valores, diferenciais, etc.

Para isso, é muito importante pensar na contratação de um profissional especializado, pois uma identidade visual bem elaborada pode durar muito tempo e trazer resultados incríveis.

6. Não se esqueça do marketing digital

O investimento em marketing digital para cafeterias e panificadoras também se tornou imprescindível. Como dissemos, atualmente, qualquer tipo de negócio precisa entender a importância das ferramentas de marketing online e como elas podem influenciar no sucesso do negócio.

O primeiro passo é montar uma estratégia adequada ao seu modelo de empreendimento. No entanto, existem quatro tipos de ações que são fundamentais e que normalmente se adéquam a qualquer contexto de mercado. São elas:

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é fundamental. Hoje, com um mercado cada vez mais dinâmico, o consumidor precisa de uma comunicação mais direta com as empresas com as quais se relaciona.

As redes sociais vieram justamente para quebrar essa barreira entre empresa e cliente, tornando a comunicação direta cada vez mais eficaz. O desafio agora é saber de que maneira se comunicar com o seu cliente. Uma vez descoberta a melhor forma de comunicação, é hora de investir e aproveitar.

Além disso, quem melhor que seu próprio cliente para te dizer o que ele espera da sua cafeteria ou panificadora, além de fazer críticas e sugestões? Aproveite esse espaço e colete o máximo de informações quanto possível.

Criação de conteúdo

Criar conteúdos pode ser uma boa estratégia também. No caso do ramo de cafeterias e panificadoras, ter conteúdos sobre receitas e curiosidades na cozinha pode ser bastante atrativo para o público.

Dentro desse tipo de conteúdo, é possível pensar em receitas que envolvam café, dicas de aperitivos com pães e queijos, dicas de como preparar um café da manhã diferenciado etc.

Esse tipo de conteúdo, além de educar o seu mercado, ajuda a disseminar informações sobre a sua empresa, que se torna relevante e ganha a confiança de potenciais clientes.

Para que seu negócio se destaque da concorrência e ganhe espaço no mercado, investir em boas estratégias de marketing para cafeterias e panificadoras é indispensável. Tanto no universo online quanto no offline, com algumas ações simples e uma boa estratégia, é possível garantir o sucesso da sua marca e vender mais!

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Fonte: blog do sistema Hiper!

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Fringe Tecnologia

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