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Numa época em que o consumidor tem diversas opções de escolha e pode comprar no conforto de casa com um clique no mouse, conhecer estratégias de visual merchandising se tornou indispensável para montar uma vitrine, atrair clientes e vender mais.

A essência do visual merchandising é expor os produtos de maneira atrativa para estimular a venda. A vitrine é uma excelente oportunidade para causar impacto no consumidor antes mesmo dele entrar na loja. É uma vendedora em potencial!

No entanto, para aproveitar esse recurso, é preciso conhecer as práticas mais eficazes que foram estudadas, testadas e comprovadas por especialistas da área.

Neste post, vamos apresentar 11 dicas para você atrair os olhares dos clientes e de todas as pessoas que passam perto da sua loja. Confira!

Conheça seu cliente

Qualquer ação de marketing começa por aqui. Quem são os seus clientes? O seu produto é útil para que tipo de público: crianças, adolescentes, mulheres maduras, homens, idosos?

Além do sexo e da faixa etária, é importante saber um pouco mais, como classe social, escolaridade, poder de compra, entre outros. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais será capaz de chamar a atenção dele. Sabe por quê?

Cada grupo tem um estilo próprio de ser. A cenografia da vitrine deve criar uma conexão com o seu público, que precisa se identificar com o ambiente, perceber que aquela loja é perfeita para ele.

Invista em uma boa iluminação

A iluminação é um dos poderes de sedução da vitrine e um recurso essencial para valorizar o produto. Além da instalação elétrica convencional, você pode abusar da criatividade para criar novos efeitos com truques de luz em movimento, piscante ou giratória.

Para criar um clima romântico na vitrine, é interessante usar meia-luz e refletores para destacar determinado produto. Esse recurso é infalível para atrair olhares!

A exposição pode ficar mais dinâmica com um jogo de luz que simula a sensação de estar em uma festa ou balada. Tudo vai depender do objetivo e do público em questão. A criatividade não tem limites, mas tenha cuidado com os excessos!

Uma alternativa que as empresas estão utilizando para reduzir os custos com energia elétrica é substituir a iluminação tradicional por lâmpadas de led, que são muito mais econômicas.

Renove o cenário com frequência

Os produtos e o look dos manequins, no caso da vitrine de moda, devem ser trocados a cada semana, pois a dinâmica de pessoas e clientes que passam em frente à loja é muito grande. É bom renovar na criatividade para mostrar que aquele lugar tem o que oferecer, tem vida e energia. A parte da decoração, se foi muito trabalhosa, pode demorar um tempo maior para ser trocada.

Defina o objetivo de montar cada nova vitrine

A vitrine não pode ser reorganizada pelo simples fato de ser o momento de renovar o cenário da loja. É preciso listar um objetivo para focar em estratégias assertivas. Defina o motivo de montar cada nova vitrine: apresentar uma nova coleção, fazer uma promoção, criar um tema com data comemorativa, apresentar uma tendência, etc.

Aproveite as datas comemorativas

Fique de olho no calendário de datas especiais, como dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, e se antecipe para planejar a exposição dos produtos. É fato que muitas pessoas adoram comprar presente de última hora, mas elas são a minoria.

A sua vitrine tem que sugerir que um dia importante está por vir e que é preciso escolher a melhor opção para presentear a pessoa amada. Além dessas datas especiais, você poderá, ainda, se basear em temas como esporte, estação do ano, eventos, etc.

Exponha apenas o que está disponível no estoque

Um erro muito comum é expor um produto que não tem no estoque. O cliente se encanta com a peça na vitrine, entra na loja, solicita aquele modelo para um atendente e é surpreendido ao saber que não existe a numeração dele.

A má gestão de visual merchandising pode causar impactos negativos para a empresa. Monte a sua exposição de acordo com o que a loja tem disponível no estoque. Dessa forma, você estará proporcionando uma boa experiência de compra para o cliente, que ficará satisfeito e feliz.

Monte conjuntos por segmentos individuais ou coletivos

Se o seu produto é diversificado para vários tipos de público, você pode variar a forma de apresentação. Um bom exemplo disso é montar o layout para a sessão infantil em uma semana e, na outra, para a sessão masculina. Em seguida, monte um cenário que privilegie todos os tipos, sugerindo o consumo dos produtos para toda a família.

Outra ideia é sugerir vendas paralelas: o look de um biquíni pode acompanhar a viseira, uma bolsa de praia, um par de sandálias, etc. O importante é uma peça combinar com outra.

Faça parceria com outros lojistas

Os adereços de decoração podem custar caro. Uma forma de economizar é fazer parceria com outros lojistas e trocar ou fazer empréstimos desses utensílios. As parcerias são excelentes alternativas para driblar a crise financeira. Também é possível alugar esse tipo de material em empresas especializadas em eventos.

Foque no estilo do público-alvo

Avalie de que forma seus clientes podem se sentir atraídos e foque nas expectativas deles. Para produtos femininos, é interessante fazer alusão à beleza e à sensualidade. Peças masculinas podem ser expostas dentro de um estilo casual ou sóbrio. Já as infantis precisam de alegria, cor e ação.

Evite montar uma vitrine com excesso de informações

É importante não expor muitos produtos a ponto de limitar os espaços vazios na vitrine. A poluição visual causa cansaço no cérebro humano e vai desviar a atenção das pessoas para outras vitrines.

Tome bastante cuidado com exageros! Quando quiser comunicar descontos e promoções, utilize placas e anúncios discretos.

Inspire-se com o Pinterest para abusar da criatividade

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens, cenários temáticos, artes, decoração, enfim, é uma fonte inesgotável de sugestões para quem gosta de design criativo.

Ao digitar palavras-chave como “vitrine”, “visual merchandising”, ou outras relacionadas ao tema, você ficará surpreso com as possibilidades que o site vai apresentar!

Sempre que montar uma vitrine, lembre-se que o consumidor não está em busca apenas da compra, mas de um sonho. A sua vitrine é capaz de proporcionar essa experiência para o consumidor. Pense nisso!

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Fringe Tecnologia

A Fringe Tecnologia é uma empresa credenciada junto aos principais fabricantes de software voltados a Automação Comercial e atua com soluções sob medida às necessidades de seus clientes.

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