Dicas Notícias
salvar arquivos

salvar arquivos

Listamos as principais consequências que sua Empresa pode ter por confiar no Hardware Local.

Com certeza você conhece alguém que tem o hábito de Confiar no Hardware Local e alguma vez você já ouviu alguém falar uma frase assim:
  • “Meu HD queimou, perdi todos os meus documentos.”
  • “Meus jogos estavam todos naquele HD. E ele queimou!”
  • “Levei no técnico e ele disse que está tudo funcionando, mas o HD queimou. Pra recuperar tudo vai ser caro e ainda posso não conseguir. E agora?”

Provavelmente, não só você, mas a grande maioria das pessoas, em algum momento, já ouviu falar de casos como estes acima, ou até mesmo vivenciou um. Pois é, o HD é uma peça muito importante das nossas máquinas, porém muito vulnerável.

No post de hoje, vamos citar algumas situações que podem ocorrer ao utilizar o hardware local como local principal de armazenamento de arquivos importantes. Entenda como hardware local a máquina comum utilizada para as operações do dia a dia.

Comprometimento dos arquivos por ataque de vírus

Quem não ouviu, nos últimos tempos, sobre os frequentes ataques de ransomware que causaram estragos enormes em diversas máquinas e até mesmo grandes sistemas? No ano de 2017, um ataque feito por um ransomware chamado “WannaCry” causou diversos custos às máquinas infectadas. Uma vez que esse malware entrava em um computador, ele encriptava todos os arquivos, fazendo com que o usuário tivesse que pagar uma quantia para que pudessem ter o acesso restaurado, pois a máquina local estava comprometida.

Quando falamos de máquinas locais, geralmente o contexto é de pouca ou, às vezes, nenhuma segurança/proteção contra vírus e malwares. É claro que temos um antivírus, mas nossa estrutura não foi trabalhada o suficiente para oferecer uma segurança completa, uma vez que isso tornaria nossos computadores e infraestrutura muito mais caros. Por causa disso, existe o risco do comprometimento dos arquivos que armazenamos localmente.

Queima/avarias no HD

Como citamos no início deste artigo, o HD é algo muito importante em nossa máquina, pois sem ele todo o nosso trabalho seria perdido ao desligarmos o computador. Porém, devido a forma como a maioria das pessoas trabalha em seus computadores, ele está propenso a sofrer avarias. Não é difícil encontrarmos uma máquina nas seguintes condições:

  • Empoeirada, devido a falta de manutenção preventiva, dando ocasião ao mal funcionamento por causa do acúmulo de poeira;
  • Diversos programas instalados, muitos deles sem nenhuma utilidade, muitos sendo inicializados junto com o Sistema Operacional (causando lentidão), devido a configuração incorreta – muitas vezes por falta de conhecimento do operador da máquina;
  • Exposta ao sol/calor e a umidade, às vezes perto de líquidos como garrafas de água.

Todas as condições acima influenciam em uma sobrecarga e até mesmo avaria em diversas partes do computador. Esse cenário é muito mais comum do que imaginamos. Por isso, frequentemente ouvimos falar que um HD “simplesmente” queimou, mas muitas vezes a causa foi o uso incorreto da máquina.

Arquivos deletados por acidente

Em alguns casos, quando vou deletar um arquivo na minha máquina, uso o comando “Shift + Delete“, porque dessa forma ele é excluído de vez e não vai para a lixeira. Assim, não preciso me preocupar em ir até lá e esvaziá-la para economizar espaço. Mas algumas vezes já me decepcionei ao perceber que excluí o arquivo errado, por descuido, ou em algum momento no futuro precisei dele e não tinha como recuperá-lo.

Da mesma forma, muitas vezes um arquivo pode acabar sendo excluído acidentalmente, seja por um descuido na hora de selecionar, ou por realmente não percebermos que alguma ação realizada na máquina acabaria tendo esta consequência.

Concluindo

A intenção deste post não é desvalorizar o armazenamento local de arquivos, pois ele pode ser muito útil em vários momentos. Até mesmo porque, sendo local e dependendo da situação, é muito mais fácil de ser manipulado e acessado. Porém, o conteúdo desse artigo serve como um alerta para que você analise o que tem atualmente armazenado de forma local e pense na possibilidade de melhorar a segurança desse conteúdo.

 

Fonte: Blog NS Tecnologia

Gostou de nosso site?

Author

Fringe Tecnologia

A Fringe Tecnologia é uma empresa credenciada junto aos principais fabricantes de software voltados a Automação Comercial e atua com soluções sob medida às necessidades de seus clientes.

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *