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dicas para blackfriday

A Black Friday é uma data importante inclusive para quem tem um pequeno e médio negócio. Veja como faturar de verdade com a época de descontos

De acordo com pesquisa divulgada pelo Google, essa época de descontos deve movimentar 2,2 bilhões de vendas pela internet em 2017. A Black Friday já virou senso comum para os brasileiros: 71% já comprou alguma vez na data, e 68% pretendem comprar neste ano.

Além disso, na última Black Friday sites menores ganharam mais relevância: houve 161% de crescimento de sites menores, conta 134% de crescimento de sites maiores na sexta-feira de Black Friday do ano passado. Isso pode apontar uma tendência de aproveitamento da época de descontos por empreendimentos enxutos.

Mas, para participar da ação e aproveitar o sucesso que a época promete, as pequenas e médias empresas precisam se preparar com antecedência.

A certificadora de reviews Trustvox realizou um estudo com mil clientes, indicando que o maior tráfego por conta da Black Friday será na próxima quinta-feira (24) à noite, chegando a ser de seis a cinco vezes maior em relação a um dia normal. Na sexta-feira (25), o tráfego maior será na parte da manhã (cinco vezes maior) e na parte da noite (quatro vezes maior).

Como aproveitar essa efervescência na prática? O site de EXAME falou com especialistas e startups com o objetivo de elencar conselhos para fazer sucesso durante a data.

Confira 10 dicas para sua empresa faturar alto com a Black Friday 2017:

1 – Lembre-se: nada de Black Fraude

Muitos consumidores guardam o trauma de haver comprado itens que não estavam realmente em desconto – o que deu à Black Friday a fama de “Black Fraude”. Se você está pensando em se aproveitar da data para enganar pessoas, saiba que os clientes estão cada vez mais antenados – e seu negócio pode ser afetado para sempre com a reputação perdida.

“Preste atenção no que você traz de diferencial e organiza uma Black Friday muito agradável para o consumidor e para você, aproveitando o estoque encalhado para dar ofertas”, aconselha a especialista em vendas e sócia da aceleradora Organica Priscilla Erthal. “Tenha um regulamento bem visível e transparente, colocando selos nos produtos em promoção e abrindo espaço para tirar dúvidas.”

“Agir com transparência é uma das noções de atendimento mais importantes”, concorda Rodrigo Ricco, CEO e fundador da Octadesk, startup de gestão de atendimento. “Prepare a equipe de atendimento para dizer quando ela não estiver certa de algo e avisar o cliente que irá se informar e retornará o contato dentro de alguns instantes.”

2 – Já antecipe a sua comunicação

Quem trabalha com comércio eletrônico sabe que os anúncios digitais em plataformas como o Google funcionam em um esquema de leilão: nos dias mais próximos à Black Friday, quem quiser aparecer nas buscas relacionadas à época deverá pagar bem mais, por conta da demanda. A Black Friday está chegando! A Tray te dá 7 dicas para a melhor forma de preparar seu e-commerce Patrocinado 

Por isso, pequenas e médias empresas devem reforçar sua presença de marca antes dos principais dias. “Quanto antes você começar a conversar com consumidores e reforçar sua marca e promoções, melhor. Você consegue fazer com que sua marca fique na cabeça de quem já está pensando em comprar no futuro”, afirma Ricardo Rodrigues, co-fundador da startup de marketing digital Social Miner.

3 – Aproveite para conquistar clientes novos…

“A Black Friday é uma forma de conseguir novos, mais do que provavelmente qualquer data. O consumidor já está com uma mentalidade de compra”, afirma Erthal.

Por isso, avalie bem suas estratégias e cogite estender a época de descontos, como muitas empresas já fazem: desde começar dias antes até aderir à “Cyber Monday”. Essa é sua oportunidade de fazer clientes de oportunidade se tornarem fiéis à sua marca, por meio da entrega de uma boa experiência.

4 – … Sem se esquecer dos antigos

Apesar de a Black Friday ser uma excelente oportunidade para conseguir novos clientes, não se esqueça daqueles que sempre estiveram com a sua empresa: os consumidores antigos.

“Na Black Friday, engaje um público que você já havia conquistado. Pense em quem já está confortável em comprar com sua marca, e não apenas nas primeiras compras. Faça uso da sua base em e-mail e redes sociais, lembrando-os da experiência que tiveram com você”, recomenda Rodrigues, da Social Miner.

Segundo um estudo da startup de marketing digital, mais de 37% das pessoas que compraram na Black Friday do ano passado já haviam comprado na mesma loja antes.

5 – Organize sua equipe para o grande dia

Para Erthal, o maior erro que empreendedores cometem na Black Friday é não se planejar para o grande dia. “Muitos colocam apenas um funcionário a mais e acham que isso resolve. É hora de aparecer, de se diferenciar e de fazer investimento para enfrentar a avalanche de pessoas e pedidos”, afirma a especialista em vendas.

“Preveja quantas pessoas irão atender os telefones, quantas estarão na loja no dia e envolva toda a empresa nisso – não só o comercial e o marketing. Ressalte a importância da Black Friday para sua empresa.”

Ricco, da Octadesk, ressalta a necessidade de atendimento em tempo real durante a Black Friday. “Devido ao curto período disponível para aproveitar as ofertas, é comum os consumidores quererem esclarecer as dúvidas o mais rápido possível. Por isso, é importante garantir que os clientes sejam atendidos também por apps, chats em tempo real e sites, por exemplo.”

6 – Foque no atendimento humanizado e vença as gigantes

Para muitas pequenas e médias empresas, parece ser impossível enfrentar as gigantes do comércio eletrônico durante a Black Friday: geralmente, elas têm maior poder de barganha e conseguem oferecer preços bem atrativos. Porém, as PMEs têm um grande diferencial: o atendimento personalizado.

“O que você prefere: conversar com uma máquina ou com uma pessoa?”, indaga Ricco, da Octadesk. “Quando você atende o consumidor de forma única, ele se sente valorizado e dá mais atenção ao que você está oferecendo.”

Rodrigues, da Social Miner, concorda com a análise. “Na Black Friday, todo mundo está pagando propaganda e automatizando seus anúncios. As grandes não conseguem ser tão humanas e personalizadas, porque a escala em que elas atuam é enorme. Essa é uma vantagem das PMEs, e as marcas precisam explorar isso. O atendimento, muitas vezes, será melhor do que o de uma grande empresa.” Quer uma publicidade contextualizada e relevante? A WorldSense aproveita sua estratégia de conteúdo e a distribui em canais de relevância sempre no contexto certo. Patrocinado 

7 – Calcule bem sua capacidade de entrega

Porém, não basta preparar a equipe e sua estratégia de comercialização e marketing: um ponto crucial para a Black Friday é a logística de entrega dos pedidos, que serão de volume acima do comum.

O lojista precisa conhecer seu estoque e seu tempo de preparação para estimar o prazo de entrega correto ao cliente, ressalta Douglas Carvalho, da empresa especializada em logística para e-commerces Mandaê. “Com o tempo de entrega bem alinhado e mostrado de forma transparente ao consumidor, o varejista evita reclamações dos consumidores e reforça a credibilidade da marca. O ideal é um planejamento integrado entre lojista e parceiro logístico.”

8 – Tenha cuidado redobrado ao emitir e guardar notas fiscais

Além de cuidados logísticos, outro cuidado muito importante é o da emissão e armazenamento de notas fiscais e documentos contábeis – que, novamente, serão de volume acima do comum.

“A falta ou o atraso nas obrigações fiscais pode gerar retrabalho, recálculos e até multas. Por isso, é importante uma pessoa, ou uma equipe, ser responsável pelo compliance fiscal, que é atender exigências municipais, estaduais e federais”, explica Adriano Vermolhem, Coordenador de Inbound Marketing da Arquivei, plataforma para gestão de dados e notas fiscais. Guia completo do SPED: Saiba com o Arquivei tudo sobre obrigações do SPED mensal (EFD), ECD e ECF Patrocinado 

9 – Não pense na Black Friday como apenas um dia

A Black Friday, apesar de parecer, não é uma ação pontual: ela é importante para seu negócio antes, durante e depois dos dias de desconto.

“Você consegue usar esse mês para gerar cadastros de clientes. Essa base, composta até mesmo por pessoas que visitaram e não compraram nada, pode ser útil para conversar tanto no Natal quanto nos próximos meses de baixa de vendas, como janeiro, fevereiro e março”, explica Rodrigues, da Social Miner.

“É no pós-venda que os laços começam a se estreitar e o consumidor se envolve mais com a empresa”, concorda Ricco, da Octadesk. “Alguns dias ou até algumas semanas após a compra, sem ser muito insistente, você poderá entrar em contato para saber se ele foi bem atendido ou se o produto correspondeu às expectativas. Você ainda poderá convidá-lo a voltar a comprar com você, oferecendo uma vantagem exclusiva.”

10 – Participe de cursos e tenha conhecimento para a data

Por fim, aproveite a semana pré-Black Friday para desenhar planos de atuação, por meio do estudo de estratégias. Várias startups oferecem cursos gratuitos em seus segmentos, aplicados ao contexto da Black Friday.

É o caso da Nuvem Shop, por exemplo. A startup que oferece soluções para e-commerces pequenos e médios criou o Desafio Black Friday: uma série de dicas sobre estratégias de logística, marketing e vendas. Alguns temas trabalhados são em quais redes sociais fazer campanhas; qual a melhor palavra-chave para o anúncio; e quando começar a divulgar descontos.

Ao todo, são 30 dicas e orientações para que lojas virtuais tenham sucesso na data do evento. Para recebê-las, o empreendedor deve se cadastrar no site.

Fonte: exame.abril.com.br

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Fringe Tecnologia

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